segunda-feira, 14 de março de 2016

PROGRAMA DE UNIDADE DIDÁTICA – PUD

  
CURSO DINÂMICO DE PRÉ-CÁLCULO 
EM NÍVEL AVANÇADO
DISCIPLINA: PRÉ-CÁLCULO                              EIXO: MATEMÁTICA BÁSICA
Código:

Carga Horária: 
40 horas no Campus Acaraú

Número de Créditos: 2



Semestre: 2016.1

Nível:  Básico

EMENTA                                                                                                                                              
Formas de organizar proposições lógicas e métodos básicos de demonstrações; Evolução dos Campos Numéricos; Demonstrações de proposições envolvendo desigualdades e valor absoluto; Resolução de inequações; Aplicações de produtos notáveis e fatoração de polinômios; Relação entre raízes e coeficientes de equações polinomiais; Relações de Girard e Fórmula de Newton; Exploração do triângulo de Pascal, do binômio de Newton e de fatorações binômias; Demonstrações de geometria analítica no plano; Exploração das séries infinitas e da notação sigma; Dedução das fórmulas de transformação e demonstrações de identidades trigonométricas; Manipulação das funções logaritmos e exponenciais. Exploração de Noções de Limites. 
OBJETIVOS                                                                                                                                          

Objetivo Geral:

 Reforçar noções básicas de matemática instrumental do Ensino Médio, em nível mais avançado.

Objetivos Específicos:

Ampliar o conhecimento de professores da Educação Básica e dos estudantes egressos ou ainda cursando o Ensino Médio no que concerne ao domínio de conteúdos, demonstrações de teoremas básicos e suas aplicabilidades;
Potencializar o conhecimento matemático dos alunos que cursam ou que pretendem cursar alguma graduação enfatizando tópicos básicos exigidos nas disciplinas de matemática superior, proporcionando aos mesmos uma maior desenvoltura e domínio de conteúdos.
PROGRAMA                                                                                                                                         
Proposições lógicas condicionais e bicondicionais;
Campos numéricos - números reais;
Desigualdades, valor absoluto e intervalos reais;
Inequações simples, compostas, produto e quociente;
Produtos notáveis e fatoração de polinômios;
Raízes e coeficientes de equações polinomiais;
Relações de Girard e fórmula de Newton;
Triângulo de Pascal e binômio de Newton;
Geometria analítica plana;
Fórmulas de transformação e identidades trigonométricas;
Recorrências, séries infinitas e notação sigma.
Funções logarítmicas e exponenciais.
Cálculo de limites de algumas funções elementares.
METODOLOGIA DE ENSINO                                                                                                             
O Curso será desenvolvido com aulas expositivas, usando-se recursos didáticos tradicionais como lousa e pincel para quadro branco, apagador, Pequenos Resumos de Conteúdos e Listas de Exercícios que serão propostas para resolução e discussão em pequenos grupos de três, quatro ou cinco cursistas. Em seguida, as Listas propostas serão exaustivamente exploradas por meio de correções em plenária, seja pelo professor, seja pelos próprios cursistas, para averiguação da aprendizagem. Também serão usados materiais como Datashow, Notebook e Aplicativos da Internet.
AVALIAÇÃO                                                                                                                                         
A avaliação se dará durante o período presencial das atividades do curso, através da verificação da aprendizagem por meio de prova escrita e da observação do desempenho na realização das atividades propostas para serem executadas ora em grupo, ora individual. O cursista deve mostrar pré-disposição para aprender e participar de forma satisfatória das atividades de integração em grupo e colaborar a contento no processo de ensino/ aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA                                                                                                                    
IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar. Trigonometria. Vol.3. São Paulo: Atual, 2004.
HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar. Combinatória Probabilidade. Vol.5. o Paulo: Atual, 2004.
IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar. Complexos Polinômios Equações. Vol.6. São Paulo: Atual, 2004.
IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar. Geometria analítica. Vol.7. São Paulo: Atual, 2004.
IEZZIGelson: MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar. Limites Derivadas Noções de integral.  Vol.8. SãPaulo:Atual, 2004.
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, J.Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar. Geometria espacial posição e métrica. Vol.10. o Paulo: Atual, 2004.
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, J.Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar. Geometria plana. Vol.11. o Paulo: Atual, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR                                                                                                  
GUIDORIZZI, Hamilton L. Um curso de Cálculo 5 ed. LTC 2001. v.1.
LEITHOLD, Louis. Cálculo com Geometria Analítica. 3 ed. São Paulo: Harbra, 1994. v.1.
STEWART, James. Cálculo. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. v.1.
CURSO DINÂMICO DE PRÉ-CÁLCULO 
EM NÍVEL AVANÇADO
ORGANIZAÇÃO: 
PROFESSOR GILBERTO NUNES
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